segunda-feira, 22 de junho de 2009

Trabalhos artísticos realizados por: sétimas e oitavas séries.

Ocorreu o FECCO (Festival Ecológico da Canção) que encerrou a programação municipal da Semana do Meio Ambiente em Blumenau. Os alunos da Quinta série ao terceiro ano do Ensino Médio juntamente com os professores se empenharam e produziram um excelente encerramento da Semana do Meio Ambiente para o município de Blumenau. Ocorreram apresentações de diferentes tipos, vinhetas, canções, teatro, dança, entre muitos outros. Mas também, trabalhos artísticos foram realizados pelas sétimas e oitavas séries.

Através de Laboratórios Criativos elaborados e coordenados pela professora Alessandra Klug, os alunos de sétimas e oitavas séries desenvolveram nas aulas de arte projetos que versam a arte contemporânea a partir do tema do festival: o futuro já chegou, é tempo de agir. Os trabalhos foram expostos no Teatro Carlos Gomes no dia do FECCO e atualmente encontra-se no auditorio da Escola Barão do Rio Branco. Os tão comentados trabalhos são:

Projeto de reconstrução imaginária
Instalação
Oitavas séries

A cidade repensada através de materiais pertinentes num espaço imaginário de construção onde o espectador aprecia e interage com a cidade imaginária, representada através de seus símbolos arquitetônicos, cores e formas.

Minha opinião:

Creio que este é um trabalho interessante de vários ângulos, mas principalmente do ponto de vista da construção. Este é um trabalho que utiliza caixas, jornal pintado e também decorado de forma criativa pelos alunos com jornal também pintado formando num todo formas que representam construções localizadas em Blumenau ou mesmo a força de vontade e outros sentimentos típicos de quem é blumenauense ou conviveu com este povo. A forma como as dezenas de caixas foram montadas cria exatamente a ideia de uma reconstrução, pois embora sejam caixas, a forma como foram posicionadas torna curioso quem observa a obra pois são 4 e 5 caixas em média colocadas uma sobre a outra e lado a lado com outras 4 ou 5 caixas que podem e geralmente estão inclinadas o que é interessante para quem observa. Ou seja, achei muito interessante o trabalho das Oitavas séries do ponto reflexivo e do ponto arquitetônico.

Consumo e sustentabilidade: que caminhos estamos construindo?
Instalação
Sétimas séries

Em parceria com a disciplina de ciências, atitudes em relação ao consumo e a sustentabilidade são materializados no possível caminho que estamos construindo para o futuro de cada um, de um planeta.

Minha opinião:

Este foi o trabalho do qual participei. Ele é um corredor que possui uma iluminação escura, e tal iluminação foi desejada, para criar um universo diferente do que vivemos. Tal afirmação, tem base no fato de ao entrarmos no corredor nos deparamos com paredes repletas de pequeninos baús. E no interior de cada um existe uma pequena mensagem que diz respeito a fatos onde as agressões do homem ao meio ambiente e possíveis soluções para isso não são escondidas. E assim sendo, quem entra neste corredor passa por uma reflexão. Que se deve ao fato da luminosidade do local juntamente com as mensagens que estão dentro dos baús direccionarem o pensamento do visitante diretamente para a reflexão a respeito das mensagens. E isso, para mim já é um grande avanço, pois pessoas param verdadeiramente par refletir sobre as agressões ambientais.

Retrospectiva

Com que imagens eu posso representar o meio ambiente?

Trabalho desenvolvido com a sexta série (atual oitava série) para a primeira edição do FECCO em 2007. Imagens elaboradas com criatividade e sensibilidade que questionam, expõe e denunciam a visão dos alunos sobre o meio ambiente, oportunizam a fina leitura do mundo que a arte nos oferece.

Minha opinião:

Este foi o trabalho que não vi direito e corretamente, por tal razão não possuo muitos argumentos. O que considero pertinente dizer é que, é muito importante rever ideias passadas e comparadas ao presente. E notar como o aluno vê o mundo que está sendo intensamente degradado e lentamente assassinado. Assim acredito que esse é um trabalho que torna o presente e o passado tão próximo iguais e assim sendo concluí-se: o homem está atrasado. Se não resolver as coisas logo o atraso será maior e o mundo não aguentará tanto tempo de esquecimento do homem para com ele. Achei muito interessante esse contraste entre passado e futuro.

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